• Processo Seletivo Mestrado/Doutorado - 1/2021 - Editais de Inscrição

      Editais de inscrição para o processo seletivo, Mestrado e Doutorado, 1/2021. Verifiquem retificação do edital! Leia Mais
  • Resultado Final Setembro - Processo Seletivo Mestrado/Doutorado - 1/2021

    Confira o resultado final do processo seletivo para o mês de setembro de 2021 Leia Mais
  • 1
  • 2

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) iniciou suas atividades no ano de 1974 com o curso de mestrado em Química. Em 1992, foi criado o curso de doutorado em Química. De acordo com a avaliação quadrienal da CAPES de 2013-2016, ambos os cursos atingiram a nota 5. Nos últimos anos o PPGQ tem vivenciado um crescimento tanto em números quanto em qualidade, consolidando-se como um dos principais programas da região Centro-Oeste.

O Programa conta com um corpo docente altamente qualificado, com produção intelectual de relevância internacional e atuação nas principais comunidades científicas do Brasil. Alguns docentes têm desenvolvido forte parceria com as unidades de perícia nacionais e do Distrito Federal. Na área de química forense, além das parcerias com unidades de perícias, pelo menos 5 interações internacionais foram firmadas (Espanha, Estados Unidos e Argentina). Outro ponto forte do programa, refere-se à área de química medicinal e farmacêutica. Dez docentes do programa atuam nesta frente e mantém pelo menos três interações internacionais (Universidade de Durham, Universidade de Alicante e Universidade de Edinburgh) consolidadas, as quais estão vinculadas ao programa CAPES Print. Merece destaque também a produção relacionada à Biocombustíveis. Na área de nanociência para agricultura, a Krilltech, startup nascida no PPGQ, tem se destacado nacional e internacionalmente.

O PPGQ está organizado em 4 áreas de concentração (Química orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Fisico-Química), as quais estão divididas nas seguintes linhas de pesquisa: Catálise, Ciência dos Materiais, Métodos de Análise, Estrutura Eletrônica e Modelagem Molecular, Química Ambiental, Química Biológica e Medicinal, Síntese Orgânica, Química de Coordenação e Organometálicos.

Os discentes do PPQG contam com a possibilidade de receber bolsas da CAPES e CNPq. Além disso, a UnB também apoia a pesquisa através de iniciativas próprias.

Recentemente, houve uma reformulação no processo seletivo do programa com o objetivo simplificar o acesso aos cursos de mestrado e doutorado. Além disso, o PPGQ aderiu às ações afirmativas da UnB, destinando cotas à quilombolas, indígenas, negros e pessoas com deficiência.

A missão do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade de Brasília é formar profissionais de alto nível para atuarem na academia, em órgãos públicos de pesquisa e na iniciativa privada, além de contribuir para a produção de conhecimento, inovação e transferência de tecnologia nas diversas áreas de conhecimento da Química.