• Homologação Definitiva das Inscrições da Seleção 2018/1.

    O PPGQ-UnB torna pública lista definitiva com inscrições homologadas para o processo seletivo PPGQ 2018/1. Leia Mais
  • UnB seleciona professores visitantes

    A Universidade de Brasília acaba depublicar edital de seleção para Professor Visitante Estrangeiro. Uma das vagas é para Química de Biomoléculas. Veja o Edital. Leia Mais
  • Prorrogado o período de inscrições para o 2º Encontro Regional da SBQ Centro-Oeste

    Participe da segunda edição do Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, RegiãoCentro-Oeste, entre os dias 21 e 23 de março de 2018. Período de inscrições foi prorrogado até dia 06 de dezembro de 2017. Leia Mais
  • 41ª Reunião Anual da SBQ

    Fique atento às novidades sobre a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Leia Mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) iniciou suas atividades em 1974 com o curso de mestrado, sendo criado em 1992 o curso de doutorado em Química. De acordo com a avaliação trienal da CAPES de 2010-2012 ambos os cursos atingiram a nota 5. Desde 2010, o programa apresentou um crescimento significativo, tanto no número de orientadores quanto no número de estudantes. Considerando os dados de 2014 do PPGQ, o programa conta com 49 orientadores permanentes e colaboradores, sendo 17 com bolsa de produtividade do CNPq, e 165 estudantes, sendo 90 de mestrado e 75 de doutorado. Esse aumento é fruto de uma modificação planejada no processo de ingresso, de melhorias na nossa infraestrutura e, também, de uma procura maior por parte dos estudantes.

O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) é um dos principais programas da área de Química do Centro-Oeste. Localizado no Instituto de Química da UnB, o programa possui bolsas CAPES e CNPq, de forma que boa parte de seus estudantes possuem auxílio durante a realização do curso. Cerca de 40% do total de alunos do programa são bolsistas (CAPES, CNPq, SRH-UnB e bolsas empréstimo do DPP-UnB). A pesquisa na UnB é apoiada por várias instituições e programas de fomento como o CNPq, a FAPDF, a FINEP, o MCT, a CAPES, o PADCT, a FINATEC, dentre outras.

A UnB também apoia a pesquisa através de iniciativas próprias. O quadro de captação de recursos pelo IQ/UnB melhorou consideravelmente nos últimos anos, tanto em nível multiusuário como em nível de grupos de pesquisa. Em nível multiusuário, podemos destacar dois projetos financiados pela FINEP: Ressonância Magnética Multinuclear e um Difratômetro de raios-X de monocristal.

O PPGQ está organizado nas áreas de Química Analítica, Inorgânica, Orgânica e Físico-Química, sendo que seus orientadores realizam pesquisas nos mais diferentes campos da Química e áreas afins, tais como medicinal, forense, computacional, fitoquímica, etc.