Como Ingressar

 INFORMAÇÕES GERAIS

O Programa de Pós-Graduação em Química da UnB (PPGQ) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Química, os quais estão vinculados às seguintes áreas de concentração: Química Analítica, Físico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica. A área de concentração será escolhida pelo candidato aprovado após seu ingresso no Programa e a escolha do orientador. Os candidatos ao curso de doutorado deverão apresentar um plano de trabalho vinculado a um orientador credenciado no Programa para orientar neste nível.

O ingresso de discentes no PPGQ ocorre por meio de seleção pública, conforme editais específicos (mestrado e doutorado), aprovados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação e disponibilizados na página eletrônica do Programa.

A seleção acontece duas vezes por ano e, normalmente, ocorre nos meses de julho/agosto e fevereiro/março. O número de vagas é definido para cada período, em geral, tem sido de vinte e cinco vagas para mestrado e quinze para doutorado. 

O PPGQ conta com cotas de bolsas de estudo fornecidas pelo CNPq e com recursos da CAPES, vinculados ao Programa de Fomento à Pós-Graduação (PROF) que fornece além de bolsas de estudos, auxílios para participação em eventos científicos, realização de trabalhos de campo (coleta de dados em outros centros de pesquisa), aquisição de materiais de consumo emergenciais. 

Informações detalhadas sobre o ingresso podem ser encontradas nos editais de seleção específicos para mestrado e doutorado.

SELEÇÃO

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou via postal e somente serão homologadas se todas as exigências previstas nos editais forem atendidas. A ordem de classificação será utilizada para o preenchimento das vagas e das bolsas disponíveis no período em questão.

A forma de avaliação para os níveis de mestrado e doutorado será definida em editais próprios. 

Informações específicas sobre o Programa podem ser obtidas no link Legislação do PPGQ (regulamento do programa).

Este texto nao substitui o Edital publicado para o respectivo período letivo.